terça-feira, 25 de outubro de 2016




Boa Noite galera, estamos na reta final para a culminância do projeto. 
Estamos focados na ornamentação das salas para a apresentação aos convidados, acima podemos observar a pintura de um desenho com uma manifestação cultural para "enfeitar" a sala do 9° ano que ficou também com o estado da Bahia.
 
                                 Yasmin Magalhães.

sábado, 22 de outubro de 2016

Ornamentação para o 7° ano

Na sexta feira (21) todos os alunos envolvidos no projeto nordeste tiveram algumas aulas para terminar os detalhes de suas apresentações e afins. A sala do 7° ano como podemos ver na imagem abaixo se empenhou muito para deixar a decoração de sua sala bem legal para o convidados!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Preparação do figurino

Como estamos na reta final do nosso projeto, já estamos "correndo atrás" de nossos figurinos para que tudo saia como planejado e esta semana com ajuda das professoras Jane( artes) e Lilian (historia e filosofia) tiramos a medidas das meninas do 9° ano para a confecção das saias para termos roupas padronizadas para nossas apresentações.

Orgulho de ser nordestino (Música)

Esse projeto será marcado por uma música que poucos conhecem porém ressalta o nordeste. Essa canção é de Flávio José e, particularmente, tem um ritmo super nordestino: alegre. Vale a pena ouvi-la:

Além da seca ferrenha
Do chão batido e da brenha
O meu nordeste tem brio
Quer conhecer então venha
Que eu vou te mostrar a senha
Do coração do Brasil
São nove estados na raia
Todos com banho de praia
Num céu de anil e calor
São nove estados unidos
Crescentes fortalecidos
Onde o Brasil começou
E hoje no calcanhar da ciência
Formam uma grande potência
Irrigando o chão que secou
É verdade que a seca inda deixa sequela
Mas foi aprendendo com ela
Que o nosso nordeste ganhou
Deixou de viver de uma vez de esmola
E foi descobrindo na escola
A grandeza do nosso valor

Eu quero é cantar o nordeste
Que é grande e que cresce
E você não conhece doutor
De um povo guerreiro, festivo e ordeiro
De um povo tão trabalhador
Por isso não pise, viaje e pesquise
Conheça de perto esse chão
Só pra ver que o nordeste
Agora é quem veste

É quem veste de orgulho a nação.


Autora: Taís Soares, 9º ano.

3 fatos interessantes sobre o nordeste

Nesse post iremos fugir um pouco de mostrar tudo o que estamos fazendo ao longo do projeto e vamos apresentar alguns fatos interessantes  e construtivos sobre o nordeste:
Mais de 20 alunos da UFCG participaram de projeto de chip (Foto: Divulgação) A cidade de Campina Grande foi listada pela revista norte-americana Newsweek entre as 9 cidades de destaque no mundo no que diz respeito ao modelo de Centro Tecnológico. A cidade já é considerada o "Vale do Silício brasileiro" 
É um dos mais de 70 pólos tecnológicos do país e dona de um dos cursos de Ciências da Computação mais bem avaliados pelo Enade/MEC. A cidade exporta profissionais de tecnologia da informática para trabalhar em empresas como Microsoft e Google, atraem investimentos de multinacionais em projetos de pesquisa e é referência regional na área de tecnologia.
Resultado de imagem para RecifeRecife, em Pernambuco, é a mais antiga capital brasileira: foi fundada em 1537.
Resultado de imagem para dia do nordestinoNo dia 8 de outubro comemora-se o dia de um povo marcado pelo sofrimento histórico, pela pele bronzeada por um intenso calor e pela alegria em transformar a tristeza em esperança. Sim, isso mesmo! Aqui no Brasil comemora-se o dia do nordestino por causa da nossa marca histórica e de nossas lutas. 

Autora: Taís Soares, 9º ano.



Fontes: Aqui

Ensaio de abertura



As imagens acima mostra a turma do 9º ano no ensaio para a apresentação da abertura do projeto Nordeste. Na abertura será apresentado diversas músicas que marcam, de alguma forma, cada estado do nordeste. Como por exemplo: Samba, frevo, xaxado, Samba Reggae, forró etc.


Autor: Eduardo, 9º ano.